Resumo Histórico


A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição está situada na Região Autónoma dos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira, que, em conjunto com outras três freguesias, constitui a Cidade Património de Angra do Heroísmo, sendo, inclusive, uma das mais importantes do concelho e da cidade de Angra do Heroísmo, como também a mais populosa e a mais antiga. Tal como indica o topónimo, Nossa Senhora da Conceição é o orago desta freguesia, cujos habitantes realizam anualmente, a 8 de Dezembro, uma festa solene em honra da Padroeira.

Segundo consta, Álvaro Martins Homem terá mandado construir duas Ermidas, a de São Salvador e a de Nossa Senhora da Conceição, no lugar onde hoje existe a Igreja com o mesmo nome, além de várias casas entre os anos de 1460 e 1474.

A paróquia propriamente dita terá sido criada por Alvará de D. João III, em 1553, ao Bispo D. Jorge Santiago, o terceiro Prelado da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores.

Esta freguesia, apesar de possuir apenas 2,47Km2, tem actualmente como seus residentes cerca de 6000 pessoas e mais de 3500 eleitores recenseados.

Como freguesia central, localiza-se na sua área um vasto património edificado, sendo algum dele digno de visita, como, por exemplo, o Museu de Angra com a sua Igreja Franciscana, onde esteve sepultado Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama; o Forte de S. Sebastião, hoje Pousada da Enatur; o Solar dos Remédios; o Palacete Silveira e Paulo, que já foi estabelecimento de ensino, ou seja, a Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, hoje Santuário; os Impérios em louvor do Divino Espírito Santo, sendo de salientar que, dos 8 (oito) que existem na freguesia, os do Outeiro, da Caridade e da Guarita já completaram um século de vida; e ainda o monumento “Altar Nave”, de António D’Acosta, sito na falésia de Canta Galo; o monumento de Álvaro Martins Homem e, claro, a contemporânea Marina de Angra.

No âmbito da saúde, existe o Hospital de Santo Espírito, um Hospital Geriátrico, um Hospital Psiquiátrico, um Centro de Saúde, um Laboratório de Análises, uma Farmácia, centros de fisioterapia e vários Consultórios Médicos.

Para a prestação de Serviços de Solidariedade Social, existem, entre outros, um Lar de Idosos, um Centro de Dia, a Liga dos Amigos do Hospital de Angra, um Lar de Estudantes, Delegações do Instituto de Acção Social Directa e da Reinserção Social, a Associação Portuguesa de Deficientes, a Associação dos Emigrantes dos PALOP, AMI – Delegação da Ilha Terceira e o S.O.S. Vítimas.

Na área académica, a freguesia está equipada com Estabelecimentos de Ensino para todos os níveis de escolaridade, quer oficiais, quer particulares, bem como Creches e Jardins de Infância.
Quanto ao associativismo, salienta-se o Marítimo Sport Club, o Clube Juvenil Boa Viagem, o Angra Iate Clube, o Grupo de Folclore de Balhos e Cantares da Ilha Terceira, dois Grupos de Escoteiros, a Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o Clube Musical Angrense.
Para a prática desportiva existem dois pavilhões escolares e um centro de equitação.
Na vertente da restauração, os equipamentos hoteleiros e similares são bons e permitem várias opções.
O comércio e industrias que estão implantados na freguesia são variados e de reconhecida qualidade, como se exige a uma freguesia que está em constante desenvolvimento. O seu sector assenta, basicamente, no fabrico de lacticínios, rações, panificação, construção civil e obras públicas, comércio automóvel, oficinas de carpintaria, serralharia, pintura e bate-chapas, metalomecânica ligeira, serviços públicos e prestação de serviços.

A agricultura, apesar de ser uma das principais actividades da nossa ilha, não tem grande relevância na freguesia, basicamente por esta ser de características urbanas. Ainda assim, abrange cerca de 5% dos seus activos.
Em face de tudo isto não faltam razões para uma agradável e atenta visita a esta freguesia, não esquecendo ainda o seu património cultural e popular, no qual se inclui as festas do Divino Espírito Santo com as suas famosas e tradicionais touradas à corda.