Resumo Histórico


A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição está situada na Região Autónoma dos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira, que, em conjunto com outras três freguesias, constitui a Cidade Património de Angra do Heroísmo, sendo, inclusive, uma das mais importantes do concelho e da cidade de Angra do Heroísmo, como também a mais populosa e a mais antiga. Tal como indica o topónimo, Nossa Senhora da Conceição é o orago desta freguesia, cujos habitantes realizam anualmente, a 8 de Dezembro, uma festa solene em honra da Padroeira.

Segundo consta, Álvaro Martins Homem terá mandado construir duas Ermidas, a de São Salvador e a de Nossa Senhora da Conceição, no lugar onde hoje existe a Igreja com o mesmo nome, além de várias casas entre os anos de 1460 e 1474.

A paróquia propriamente dita terá sido criada por Alvará de D. João III, em 1553, ao Bispo D. Jorge Santiago, o terceiro Prelado da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores.

Esta freguesia, apesar de possuir apenas 2,47Km2, tem actualmente como seus residentes cerca de 6000 pessoas e mais de 3500 eleitores recenseados.

Como freguesia central, localiza-se na sua área um vasto património edificado, sendo algum dele digno de visita, como, por exemplo, o Museu de Angra com a sua Igreja Franciscana, onde esteve sepultado Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama; o Forte de S. Sebastião, hoje Pousada da Enatur; o Solar dos Remédios; o Palacete Silveira e Paulo, que já foi estabelecimento de ensino, ou seja, a Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, hoje Santuário; os Impérios em louvor do Divino Espírito Santo, sendo de salientar que, dos 8 (oito) que existem na freguesia, os do Outeiro, da Caridade e da Guarita já completaram um século de vida; e ainda o monumento “Altar Nave”, de António D’Acosta, sito na falésia de Canta Galo; o monumento de Álvaro Martins Homem e, claro, a contemporânea Marina de Angra.

No âmbito da saúde, existe o Hospital de Santo Espírito, um Hospital Geriátrico, um Hospital Psiquiátrico, um Centro de Saúde, um Laboratório de Análises, uma Farmácia, centros de fisioterapia e vários Consultórios Médicos.

Para a prestação de Serviços de Solidariedade Social, existem, entre outros, um Lar de Idosos, um Centro de Dia, a Liga dos Amigos do Hospital de Angra, um Lar de Estudantes, Delegações do Instituto de Acção Social Directa e da Reinserção Social, a Associação Portuguesa de Deficientes, a Associação dos Emigrantes dos PALOP, AMI – Delegação da Ilha Terceira e o S.O.S. Vítimas.

Na área académica, a freguesia está equipada com Estabelecimentos de Ensino para todos os níveis de escolaridade, quer oficiais, quer particulares, bem como Creches e Jardins de Infância.
Quanto ao associativismo, salienta-se o Marítimo Sport Club, o Clube Juvenil Boa Viagem, o Angra Iate Clube, o Grupo de Folclore de Balhos e Cantares da Ilha Terceira, dois Grupos de Escoteiros, a Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o Clube Musical Angrense.
Para a prática desportiva existem dois pavilhões escolares e um centro de equitação.
Na vertente da restauração, os equipamentos hoteleiros e similares são bons e permitem várias opções.
O comércio e industrias que estão implantados na freguesia são variados e de reconhecida qualidade, como se exige a uma freguesia que está em constante desenvolvimento. O seu sector assenta, basicamente, no fabrico de lacticínios, rações, panificação, construção civil e obras públicas, comércio automóvel, oficinas de carpintaria, serralharia, pintura e bate-chapas, metalomecânica ligeira, serviços públicos e prestação de serviços.

A agricultura, apesar de ser uma das principais actividades da nossa ilha, não tem grande relevância na freguesia, basicamente por esta ser de características urbanas. Ainda assim, abrange cerca de 5% dos seus activos.
Em face de tudo isto não faltam razões para uma agradável e atenta visita a esta freguesia, não esquecendo ainda o seu património cultural e popular, no qual se inclui as festas do Divino Espírito Santo com as suas famosas e tradicionais touradas à corda. 

Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de canídeos
Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de canídeos, promovida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, na Freguesia da Conceição, a 12 de agosto, com uma adesão mu...

Ler notícia completa

KIT EMIGRANTE | SERVIÇOS PÚBLICOS PARA O EMIGRANTE
Os cidadãos portugueses que residem fora de Portugal estão de regresso ao nosso país para gozar as suas férias, aproveitando frequentemente este período para tratar de assuntos relacionados c...

Ler notícia completa

Setembro - Mês da Prevenção do Suicídio
As Irmãs Hospitaleiras, da Casa de Saúde do Espírito Santo de Angra do Heroísmo, alia-se a uma campanha a nível nacional programando assim um conjunto de iniciativas a decorrer entre os dias 6-10...

Ler notícia completa

Calendarização da campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de canídeos do concelho de Angra do Heroísmo 2019
Este ano, as vacinas e a identificação eletrónica de canídeos, serão gratuitas. Na freguesia de Nossa da Conceição, em particular, será do no dia 12 de agosto , das 14 às 16 horas, no ...

Ler notícia completa

Não há Planeta B
A Cáritas da Ilha Terceira tem vindo a desenvolver o projeto No Planeta B "As Nossas Quintas".O principal objetivo deste projeto é estimular o consumo e produção local de produtos hortofru...

Ler notícia completa