Notícias

Celebrações Nacionais do Dia Olímpico de 2019 em Angra do Heroísmo

Citius, Altius, Fortius – este é o lema olímpico em latim que significa “mais rápido, mais alto, mais forte”.

A 23 de junho Angra do Heroísmo será o palco das comemorações nacionais do Dia Olímpico, uma iniciativa anual que remonta a 1948 e a que Portugal aderiu desde a primeira hora, tendo sido um dos nove países a fazê-lo desde o seu arranque, através do Comité Olímpico de Portugal (COP).

A Celebração do Dia Olímpico não se destina apenas a celebrar aquele que é, sem dúvida, o maior, mais diversificado e mais participado acontecimento desportivo à escala planetária, onde os atletas buscam a superação física, emocional e desportiva, mas também o espírito, os ideais e os valores do Olimpismo que acrescentam à Excelência, a Amizade e o Respeito.

Todo o imaginário envolvente aos Jogos Olímpicos remete-nos, na verdade, não só aos extraordinários feitos desportivos, em que se assinalam novos recordes em todas as modalidades, mas também o forte simbolismo humanitário dos Jogos da nova era, pós II Guerra Mundial, bem patentes nos vários símbolos Olímpicos desde os Anéis Olímpicos, que constam da sua bandeira, representando a união dos cinco continentes e o encontro de atletas do mundo inteiro nos Jogos Olímpicos, passando pelo seu Hino, até à Chama Olímpica, que anuncia os Jogos Olímpicos e transmite uma mensagem de paz e amizade entre os povos.

São estes os valores e ideais que o Município quer ver os jovens angrenses a abraçar e que motivou a candidatura apresentada ao COP para que a celebração nacional se realizasse na primeira cidade património mundial de Portugal, candidatura essa que mereceu a aprovação daquele organismo. Uma candidatura em que realçou o facto de Angra do Heroísmo ser um dos municípios com maior taxa federativa do país e um dos primeiros a ser reconhecido com o galardão de Município Amigo do Desporto.

Em declarações, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Dr. José Manuel Constantino, destacou “Escolher Angra do Heroísmo e a Região Autónoma dos Açores para palco das comemorações oficiais do Dia Olímpico em 2019 é homenagear uma parte do território nacional que tem sido um contributo inestimável para o desenvolvimento desportivo de Portugal”.

As comemorações terão início na primeira quinzena de maio, com atividades lúdicas e desportivas para experimentação de diversas modalidades, que serão levadas nas Escolas Básicas e Secundárias de Angra do Heroísmo. Do programa constam ainda palestras e diversos eventos sociais, pedagógicos e desportivos de que se destaca a Corrida Olímpica que terá lugar a 25 de maio, com início pelas 15:00 horas, no centro histórico de Angra. O programa culminará com a celebração do mítico dia 23 de junho, o Dia Olímpico, por excelência, cujas comemorações terão lugar na Praça Velha. Os vários eventos comemorativos são apresentados no programa em anexo.

“É para nós, motivo de enorme regozijo e satisfação, mas principalmente uma grande honra, que Angra do Heroísmo seja, este ano, a cidade portuguesa onde se assinalará o Dia Olímpico. O fato da celebração do Dia Olímpico ter lugar em plenas Sanjoaninas eleva ainda mais a responsabilidade e o orgulho com que queremos dignificar e promover os ideais olímpicos não só com os angrenses, mas com todos os que nos visitam durante as nossas festas maiores” – disse, a propósito, o Vereador Guido Teles.

Um evento de extraordinária importância que Município de Angra do Heroísmo se congratula de ser anfitrião, para o qual contará também com o inestimável apoio do Comité Olímpico de Portugal e da Direção Regional do Desporto, esperando que o mesmo deixe sementes nos nossos jovens e que inspire toda a população para uma vida mais sã, em corpo, mente e dimensão humana, para a construção de uma sociedade que aspire sempre a ser sempre Mais Rápida, Mais Alta, Mais Forte, mas também Mais Solidária.

PROGRAMA
CELEBRAÇÕES DO DIA OLÍMPICO NACIONAL EM ANGRA DO HEROÍSMO
Ideais Olímpicos na Escola (13 a 15 de maio) » Angra do Heroísmo

Dinamização de uma atividade lúdico desportiva para experimentação de todos os alunos, dinamizada pelos técnicos municipais e alunos dos cursos técnico profissionais. No final de cada atividade prática, nos pavilhões desportivos das escolas, um ou mais atletas olímpicos realizam uma pequena palestra sobre as suas vivências olímpicas e seu percurso de vida até atingir este patamar. Um membro do COP realiza uma pequena palestra sobre o olimpismo, seus símbolos e ideais.

Gala do Desporto Açoriano (14 de maio) » Centro Cultural de Angra do Heroísmo

A Gala do Desporto Açoriano remonta na sua 1a edição ao ano de 2002, realizando-se este ano a sua XVIII edição. São grandes objetivos assumidos desde o início “Homenagear e distinguir os agentes desportivos, as entidades do desporto escolar e as entidades do associativismo desportivo, que se notabilizaram ao longo do ano anterior (neste caso ano de 2018) através dos resultados e classificações alcançados bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional, através do trabalho desenvolvido”.

Palestra “Ideais Olímpicos” (15 de maio) » Salão Nobre dos Paços do Concelho

Palestra aberta ao público (agentes desportivos e não desportivos) coma intervenção de um ou mais membros do COP e atletas olímpicos presentes na atividade “Ideais Olímpicos na Escola”. O Salão Nobre dos Paços do Concelho tem sido um local de eleição para diversos debates, apresentações e conferências ao longo de todo o ano.

“Corrida Olímpica” (25 de maio) » Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Corrida de atletismo, com caminhada integrada, destinada às diversas faixas etárias, com vista a assinalar as comemorações do “Dia Olímpico”.

Formação geral, creditada, para Treinadores Desportivos (25 e 26 de maio) » Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

Ação de formação creditada de caráter geral e acesso gratuito destinada a todos os treinadores desportivos. Um dos conferencistas e temática será direcionada para o olimpismo.

Encontro de Escolinhas – “Dia Olímpico” (8 de junho) » Complexo Desportivo João Paulo II

vento desportivo caracterizado por inúmeras estações de atividade desportiva onde todos os presentes poderão assistir a diversas demonstrações bem como experienciar as diversas modalidades desportivas. As estações são dinamizadas pelas diversas coletividades da Ilha Terceira.

Destina-se a todas as faixas etárias, caracterizando-se como um evento familiar. Um atleta olímpico apadrinhará o evento com a sua presença.

Inauguração do Parque de Estações de Destreza e Coordenação Motora (8 de junho) » Complexo Desportivo João Paulo II

Iniciativa do Serviço de Desporto da Terceira com a presença do Professor Carlos Neto, no decurso do Encontro de Escolinhas. Palestra (8 de junho) » Salão Nobre dos Paços do Concelho Palestra aberta ao público (agentes desportivos e não desportivos) proferida pelo Prof. Carlos Neto, sobre a importância da Atividade Física e Desporto no desenvolvimento das crianças e jovens.

Comemoração Oficial do “Dia Olímpico” (23 de junho) » Praça Velha (Centro Histórico de Angra do Heroísmo)

Comemoração ocorrerá em plenas Sanjoaninas 2019, momento em que existem milhares de visitantes em Angra do Heroísmo.

Neste dia, far-se-á o hasteamento da Bandeira Olímpica e Hino Olímpico.

“Desfile Olímpico” (26 de junho) » Rua da Sé e Praça Velha (Centro Histórico de Angra do Heroísmo)

O desfile desportivo das Sanjoaninas terá como temática o “Olimpismo”. Neste desfilarão todas as coletividades desportivas do Município de Angra do Heroísmo.

Concurso de desenho intitulado “Ideais Olímpicos” (1 de abril a 31 de maio) » Angra do Heroísmo

Concurso destinado a todas as escolas do concelho de Angra do Heroísmo do 1o ciclo do Ensino Básico.
Projeto culminará com a exposição dos melhores desenhos.

“Programa de educação Olímpica” (1 de abril a 31 de maio) » Angra do Heroísmo

Com os alunos dos cursos técnicos profissionais de Desporto, técnicos do Município e técnicos do Serviço de Desporto da Terceira, dinamizar-se-á uma sessão por escola do “Programa de Educação Olímpica” (apresentação standard) com o objetivo de sensibilização para a adesão à respetiva iniciativa/projeto nos anos letivos futuros.

* O presente programa poderá sofrer alguns ajustes.

Segunda-Feira, dia 25 de Maro de 2019
« Voltar

INFORMAÇÃO
Face à situação em geral, e aos apelos do nosso Governo em relação ao COVID-19 (CORONAVÍRUS), por razões de segurança, esta Junta de Freguesia e as restantes, terão os seus serviços presenci...

Ler notícia completa

Formulário da Segurança Social para apresentar na sua entidade empregadora, caso tenha de ficar em casa a tomar conta do seu filho até aos 12 anos
Basta imprimir o documento, preencher, assinar e mais tarde entregar á entidade empregadora. Evite deslocar-se pessoalmente! Utilize o site! http://www.seg-social.pt/noticias/-/asset_publisher...

Ler notícia completa

Plano de Contingência
Plano de Contingência...

Ler notícia completa

INFORMAÇÃO
Para que não se esqueça das suas obrigações fiscais, deixamos aqui o link para que se possa informar devidamente e não se esqueça das suas obrigações fiscais http://info.portaldasfinancas.g...

Ler notícia completa

Entrevista do Presidente da Junta de Freguesia da Conceição ao Diário Insular (09/01/2020)
Entrevista do Presidente da Junta de Freguesia da Conceição ao Diário Insular (09/01/2020)...

Ler notícia completa